sábado, 5 de março de 2011

Medicina Veterinária: Linda profissão; pouco conhecida...

Como assim, pouco conhecida? Medicina Veterinária, profissão pouco conhecida? A estas alturas vocês devem estar se perguntando: como pouco conhecida, quem não sabe que o médico veterinário é o "médico dos animais"? Quantas vezes, nós veterinários já escutamos isto? Inúmeras vezes !!! E em todos os segmentos sociais, inclusive na nossa família !!! Mas´, afinal de contas, o médico veterinário não é o médico dos animais?

Bem gente, o objetivo deste artigo é, acima de tudo, esclarecer !!! Sim, o médico veterinário é o médico dos animais, mas ele é também aquele profissional que atua em frigoríficos e indústria de laticínios, garantindo a segurança alimentar de consumidores de diferentes faixas etárias - do Danoninho que vale por um bifinho, até os ovos daquela saborosa omelete. Além disso, o veterinário também atua na vigilância sanitária de alimentos, realizando vistorias em estabelecimentos que servem refeições e comercializam alimentos; indústria farmacêutica de produtos e drogas de uso veterinário; pesquisas envolvendo experimentação de animais; sem falar é claro em propriedades rurais, na clínica de animais de produção; em zoológicos, instituições que trabalham com animais peçonhentos, sobretudo para pesquisas; controle de qualidade da água... Enfim...

Mas , no que diz respeito a clínica de pequenos animais, ou clínica de cães e gatos ,ou ,ainda ,clínica de animais de companhia - que é a atuação mais lembrada pela sociedade- nestes anos todos ,que venho atuando, me deparo com uma realidade: as pessoas entendem que , na medicina humana, o indivíduo, ainda que estude todas as áreas do curso, opta por uma e se reserva o direito de não atender outras, em contrapartida, não aceitam um veterinário clinicar e não realizar cirurgias, ou ainda, não aceitam que um indivíduo que tenha optado por atender cães e gatos, não atenda porquinhos-da-índia, e aí o argumento é sempre o mesmo - "mas vocês não passam por todas as áreas?" Quando não questionam sobre a necessidade de um veterinário em um  frigorífico. E aí eu me pergunto: se um indivíduo estuda a anatomia, a fisiologia, e as patologias das diferentes espécies de animais de produção, qual será a dúvida? não será ele o único profissional habilitado?

Portanto gente, vamos nos informar, vencer os preconceitos e superar valores construídos erroneamente ! Colegas, vamos lutar pela valorização da nossa profissão, pois só nós podemos fazer isto pela nossa classe ! Fica aqui o meu desabafo !!!

2 comentários:

  1. Amiga, vale um post sobre atendimentos nas Pets e barganhas nas consultas e procedimentos, achar caro uma consulta custar R$ 25,00/ 30,00/40,00 e preferir uma "olhadinha" ou " um remedinho" só para não pagar consulta... Como também ogrande número de donos de Pet charlatães que se metem a veterinários.

    bjins

    ResponderExcluir
  2. É verdade ! Merece um artigo mesmo ! Sugestão aceita !!!

    ResponderExcluir